Já no dia da posse da atual administração de Jussara o prenúncio não era dos melhores. Uma confusão se deu no momento da posse para saber quem seria o Presidente da Câmara. Ali já iniciava as trapalhadas da Prefeita e dos Vereadores, ficando clara a falta de liderança e de compromisso de todos com a sociedade.
Os dias foram vindos. Aliados da Prefeita já foram sentindo que ficariam de fora da Prefeitura. Inicialmente nomeou o João Marques para Chefe de Gabinete, juntamente com a comadre Rosicler, mas não deram conta do recado. Foram substituídos por Nilson Almir (que foi excluído pela Zélia-Itapírapuã - essa disse não à imposição do Dep. Cláudio Meireles), numa troca que fez com o Deputado Cláudio Meireles com a Prefeita. Este nomeou no lugar de Nilson na Assembléia Legislativa o irmão da Prefeita, que muda pra Jussara e se diz voluntário na Prefeitura, mas na verdade é funcionário da Assembléia.
Deixaram os de Jussara que permaneceram com um salário de miséria e para os cargos com vencimentos melhores, Tatiana trouxe gente de fora. Hoje dizem que são mais de doze pessoas de fora em cargos estratégicos.
A perseguição aos funcionários públicos é deflagrada. Transfere todos os ex-diretores e professores que supunha não ser seus aliados, limpando o caminho para implantar eleições nas escolas com regras que excluiriam estes transferidos. Num verdadeiro casuísmo. Motoristas tem a pior diária que se pode pagar a alguém.
Inicia a perseguição à FAJ, com a alteração da lei de comodato, querendo que a Faculdade fechasse as portas.
O Vice-Prefeito está com as relações estremecidas com a Prefeita, apesar de ter tido um de seus aliados carro locado à Prefeitura em nome de terceiros e de ser ou ter sido Secretário de Planejamento, ainda mantém o Tomé e a Secretária de Meio Ambiente, mas diz publicamente não concordar com o que a Prefeita faz e está surpreso com a sua arrogância e espírito de perseguição. Isso é tradição em Jussara quando o PT faz parte da administração. Briga pra todos os lados.
A cidade começa com precariedade na limpeza pública, o que permanece até os dias atuais.
A Prefeita inicia um bate boca nos meios de comunicação com a comunidade chamando o povo de Jussara de fofoqueiro.
A Presidência da Câmara é decidida no tapetão.
Secretários são trocados sempre, principalmente, o de Transportes. Mas isso tem uma explicação: a Tatiana na campanha prometeu essa Secretaria para diversas pessoas: Negrinho Vilela, José Carlos Borges, Roque Bonadio pai, Roque Bonadio filho (genro de Nilson Gomes), Hélio Lara (compadre de Paulo Carvalhães), Valter Tomé (PT – que ta mais de foram do que pensamento de preso) e etc...Os dois primeiros e Hélio Lara não podem dizer que ela não cumpriu a promessa de nomeá-los. Logo logo Hélio será demitido e os demais da lista serão nomeados, aí quem pode dizer que ela não cumpriu com todos. Essa é uma boa forma de cumprir compromisso. Depois de chamar todos virá um de fora.
Aliás, um fato curioso que aconteceu na Prefeitura foi um cidadão de Santa Fé acompanhado de um Vereador, também de Sta. Fé, foram até a Prefeitura de Jussara pedir emprego e já foram logo falando: aqui que tá contratando gente de fora, por isso estamos pedindo uma vaga. Jussara hoje serve de chacota.
Passando os meses o comércio local, sem receber em dia, foi deixando de fornecer para a Prefeitura. Com o corte nos salários dos funcionários e com o pagamento para gente de fora, as vendas despencaram, e o desânimo tomou conta dos empresários.
A festa da Pecuária foi uma festa pomposa, mas sem o povo, que devido ao pagamento para entrar em vários dias, ficou de fora. Só serviu para a Prefeita, a Secretária de Educação e a comadre Rose desfilarem com suas botas de cano longo.
Gastou-se muito dinheiro e não recuperaram as estradas. Os fazendeiros estão furiosos. O Secretário de Agricultura botou um par de óculos escuros na cara para não exergar a realidade de Jussara (ou de vergonha de fazer nada), pois, é Presidente do Sindicato Rural de Britânia e chamou a Prefeita de atriz de teatro na vinda do Governador.
Veio a primeira única obra da Prefeitura, o asfalto das marginais da Br. Que além de ser financiada com o dinheiro retirado do servidor público, com os cortes nas gratificações e nas horas extras, vai virar o ano e ainda não terminou, e está derretendo com a chuva. Ah! Estava esquecendo da iluminação da Praça Central com a colocação de quatro postes, acabando com estética da Praça, que gastou- se com foguetes mais do que o custo da obra.
A Secretária de Educação vai à Escola Soraya, escola inclusiva - alunos portadores de necessidade especial - e diz que a Prefeitura não vai investir ali, pois o retorno com aqueles alunos é desprezível.
O Deputado Cláudio Meireles fala aos quatro cantos de Jussara, que graças a Deus não precisa dos votos de Jussara para ser reeleito Deputado Estadual, uma dessas conversas foi na garagem municipal quando raiava com os funcionários da Prefeitura, onde a Prefeita nunca vai.
Seguindo, o que tem de positivo na administração atual não é fruto do esforço da Prefeita. As máquinas que vieram para o Município foram doações do Governo Federal, que tem um programa junto ao Ministério da Reforma Agrária, que doará a todos os Municipios do Brasil com menos de 50 mil habitantes um pá carregadeira/retroescavadeira, uma patrol e um caminhão, até se a Prefeita não quisesse vinha.
O que mais apareceu neste ano foi o blog Notícias de Jussara divulgar aquilo que não foi mérito da Prefeita, como sendo dela. A Prefeita apareceu mais como papagaio de pirata junto às autoridades que dá inveja ao impostor (figura da televisão, que tirava foto até com o Papa).
As Escolas tem precariedade na merenda Escolar, chegando as vezes a servir aos alunos água com açucar. A merenda da Escola da Nova Jussara, onde era tempo integral, cortou-se o lanhce da início da tarde.
No Hospital Municipal e nos Postos de Saúde falta de tudo, inclusive, medicamentos.
No aniversário da cidade este ano não teve nenhuma inauguração de obras e nem uma solenidade. Acabou-se até com o tradicional café comunitário.
Jussara está vivendo seus dias, lamentavelmente, de currutela, em que o Prefeito não tem nada para mostrar faz desfile de máquinas e solta foguetes. Isso é constante em Jussara. Reforma o motor de uma van, divulga e solta foguete. Pasmem, limpa boca de lobo e tapa-buraco divulga no blog oficial da Prefeitura.
Distribui cestas básicas aos garis (que merecem), cuja a destinação era para assentamentos e sequer dizem que foram ganhas do INCRA. Isso é plágio administrativo.
Finalmente fica a Tatiana, o Deputado Cláudio Meireles e o Doutor Joaquim disputando quem faz menos por Jussara. Basta vir um benefício por menor que seja, ou por maior que for que os três logo reivindicam a autoria da façanha. Embora o Doutor Joaquim não tem obrigação nenhuma com a Prefeitura, de quem é adversário.
O certo é que se não fosse o Governo do Estado e o Governo Federal o que teria sido de Jussara neste ano?
A arrecadação em ITBI e de repasses foi uma das melhores, e nada do dinheiro (des)aparecer.
Atraso constante no recolhimento da PREVJUS.
A arrecadação em ITBI e de repasses foi uma das melhores, e nada do dinheiro (des)aparecer.
Atraso constante no recolhimento da PREVJUS.
No ano que vem terá aumento do IPTU, cobraça para recolher entulhos e com certeza foguetes, não será para inaugurar obras: Copa do Mundo e eleição.
Feliz 2014.