MAIS QUE UM DESABAFO, UM ARROTO (e, rançoso) DE FINAL DE ANO
Fofocar sobre os outros é certamente um defeito, mas é uma virtude quando aplicado a si mesmo (Nelson Mandela)
O insigne advogado e membro da AVB, Dr. Eudes Fabiane Carneiro, derreteu em impropérios num artigo intitulado DESABAFO DE FINAL DE ANO, POR UMA JUSSARA MELHOR, publicado no blog http://noticiasdejussara.blogspot.com.br/ do dia 26 de dezembro de 2013, onde fizera comentários genéricos sobre as últimas eleições em Jussara, dilacerando ofensas à funcionários do fórum local, por seus comportamentos em eleições pretéritas, à minha administração (períodos 2001/2004 e 2005/2008) e, também, ainda genericamente, sem citar nomes, reverberou contra pessoas que me auxiliaram nestes dois períodos, fazendo alusão à vitória de Tatiana e à sua administração.
Doutor, primeiro, o Senhor deveria ter iniciado o seu desabafo relatando que a sua irmã, Dra. TUANE CARNEIRO é prestadora de serviços de procuradora jurídica (não sei se comissionada ou se através de empresa contratada) à Prefeitura que é dirigida por sua amiga Tatiana, aí sim, para justificar o seu encanto com a Chefe de sua irmã. Segundo o Senhor, Doutor, deveria ao depois, como membro AVB e inscrito junto à Ordem dos Advogados do Brasil, explicar a todos os tapas que o Senhor trocou com Erli Afonso Vilela – Negrinho Vilela – na porta do Fórum. Pois, há muitos comentários desairosos sobre os verdadeiros motivos da briga de um advogado com um cliente à luz do dia na porta da sede da Corte de Justiça da nossa cidade. Nem se diga que isso é coisa particular. Pois, advogado exerce múnus público previsto na CF e tem o dever de prestar contas de suas atitudes e atos. Outra coisa, deveria em terceiro lugar, explicar as falsas denúncias que o Senhor fez contra o então vice-Prefeito de Jussara quando este estava no exercício do cargo de Prefeito, sobre uma movimentação particular que o mesmo fizera, e Senhor borrando se retratou. A partir daí, podemos começar a conversar. Outra explicação que o Senhor deve nos dar é o fato de o Senhor não ter vínculo com a Prefeitura de Jussara e nem pra ela advoga, e ser visto perambulando pelas ruas de Goiânia em um carro pertencente ao Município, se não trabalha para a Prefeitura não pode exercer nada em seu favor, até porque Jussara está cheia de “voluntários”.
Quero que o Senhor me veja aqui como um cidadão e advogado que militou na região, inclusive advogando para gente da sua família, e que nunca teve entrevero nem vias de fato com ninguém, que também tem seus sonhos e suas frustrações e como político que honrei e honro os mandatos que me são conferidos.
Com relação a seu relacionamento com a Prefeita Tatiana, que de humilde não tem nada, não vou me cuidar, embora penso eu, que a sua ajuda à eleição dela está sendo recompensada, com a contratação de sua irmã como procuradora do Município e sem concurso público.
Olha, não coloque os servidores do fórum e nem o Juiz de então (anos de 2000 e 2004 – quando disputei as eleições) sob suspeitas. Todos foram e continuam sendo íntegros e imparciais. Não houve naquele tempo nenhum comentário de favorecimento a quem quer que seja. Infelizmente, na eleição da sua idolatrada o que se ouviu e se ouve nas ruas é de se lamentar.
Tanto eu como a Maria Amélia dedicamos parte de nossas vidas à Jussara e não nos arrependemos por isso, muito pelo contrário. Enche-nos de orgulho e de prazer o que fizemos pela cidade e agora, também, pela Região. A mulher que disputou as eleições embora vencida, é uma exemplar pessoa, exemplar mãe, exemplar esposa e foi uma exemplar primeira dama. Perdemos a eleição, mas hoje vejo no clamor de Jussara, que não perdemos sozinhos, o povo perdeu conosco.
Os funcionários públicos municipais recebendo minguados salários. Garis passando por privações. O comércio desanimado. Os empresários descrentes, pois, fornecem e não recebem em dia. Inclusive no último pregão feito pela Prefeitura praticamente ninguém de Jussara compareceu.
Ora, meça suas palavras para atacar os profissionais liberais de Jussara, a CDL, a Maçonaria e o Clube de Leões, pois, o que o Senhor diz não é verdade, nunca os representantes destas entidades tiveram de minha parte qualquer previlégio ou benesses, o que fizeram e fazem á ajudar Jussara a crescer e a se desenvolver.
Nas minhas administrações Jussara é que foi privilegiada. O que a sua Prefeita está fazendo é não privilegiar Jussara. Veja a quantidade de Secretários da Prefeitura que são de fora, mais de uma dúzia. O que estão fazendo, por mais paradoxal que seja, é a exclusão de Jussara. Uma cidade com duas faculdades que formam profissionais todo ano, em diversos cursos, será que não tem ninguém com capacidade para ajudar a administrar a cidade, precisando trazer gente de fora?. Dentro do grupo de vocês será que não tem gente com capacidade? Claro que tem! Vou citar alguns: Sr. Caloi e Sr. Dena, dois ex-bancários do BEG, Fernando Henrique (filho do Tavinho do lava jato) e tantos outros que estão aí com os rabinhos entre as pernas, pois a promessa não foi cumprida.
Ora, com relação à implantação de uma faculdade em Jussara que o Senhor fala é mais um engodo, o que está por trás de tudo isso é uma perseguição velada à FAJ e à sua Diretora Leila.
Até hoje permaneci no meu lugar. Perdi a eleição. Afastei dos acontecimentos políticos de Jussara e fui servir ao Estado, como Secretário. De mim ninguém pode dizer que movi uma palha para atrapalhar a Prefeitura. Pelo contrário. De forma concreta o que estou ajudando está aparecendo.
Agora, o Senhor fala de pessoas que ficam em redes sociais atacando à santificação da Prefeita, o Senhor deveria se olhar primeiro. A Prefeitura mantém fakes para denegrir a minha imagem e para bater boca com pessoas ligadas a mim, utilizando computador da Prefeitura e de dentro da sede da Prefeitura com a internet custeada pelo poder público. Vide no facebook o fake JOSÉ MARIA CHAVES, que já descobrimos e o processo cível e criminal já está a caminho e, ainda, sob investigação o fake André.
O Senhor fala de pasquim de quinta categoria, respeite a opinião dos outros, seja onde e de que forma for. Agora, eu falo e provo que o pasquim que sempre elogia a Prefeita de Jussara é mantido ao custo de R$2.000,00 mensais com dinheiro da saúde, cujo jornaleco é de propriedade da esposa/companheira de um dos secretários da Prefeita, que também, é de fora. A lei proíbe contratação com parentes de prefeito, vice, vereadores, de secretários, chefe de gabinete. AVB neles!
Este ano a Prefeitura de Jussara teve uma arrecadação extraordinária com o ITBI – que vem da zona rural – e as estradas não foram arrumadas, as ruas além da sujeira que toma conta, estão cheias de buracos. Só não tem buraco as que foram recapeadas pelo Governo do Estado no ano passado, com a minha intervenção. O Hospital e os Postos de Saúde não têm medicamentos, apesar de vultosas compras feitas sem licitação (e por credenciamento. Pode?). Vou te dar um exemplo: compra de medicamentos da empresa Nova Hospitalar – ME – valor de R$62.469,87 – CNPJ 10792105000184 – compras realizadas em janeiro a março – nem vem dizer que é compra emergencial e que pode dispensar licitação. E por falar em Decreto autorizando compra emergencial é por demais questionável, levando-se em conta que em Jussara no início do ano não teve nenhuma catástrofe. Cadê a moralidade? O Senhor que é o paladino da ética e da moral. Outra irregularidade gritante é a aquisição de medicamentos por credenciamento. Recentemente vários prefeitos foram presos por casos semelhantes, privilegiando uma só empresa. O Senhor é da AVB, fiscalize.
Olha, se discorrer sobre o montão de fatos passíveis de serem tidos como irregulares na Prefeitura, encheriam esse escrito. Só para se ter uma idéia a Prefeitura licitou através de Pregão Presencial 012/2013 a aquisição de 400 Toneladas de massa asfáltica em Junho e contratou através da Carta Convite 040/2013 o transporte de 750 Toneladas. Essa aquisição foi feita na BRITEC. Ora, como que licita o transporte para a BRITEC em 11/06/2013, sendo o Pregão para a aquisição foi realizado no dia 27/06/2013? Já sabia que esse empresa ia ganhar?. Se tiver outro contrato com a BRITEC não consta no Portal da Transparência da Prefeitura, levando a crer que isso tem! Agora, se comprou essas duas remessas de massa asfáltica e as ruas estão cheia de buracos. Aí tem buraco. Pois, isso tudo dá mais de dá mais de 95 (noventa e cinco) caminhões trucados de massa. É muita massa! Isso é só para ilustrar o nosso papo. Se quiser aprofundar terei o maior prazer em te apontar mais e mais fatos. Aliás, tem um ex-pregoeiro que está querendo falar comigo, e ao que me consta é para falar a razão pela qual foi retirado da comissão.
Esses dados foram extraídos do Portal do Cidadão do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás e parte do Portal da Transparência da Prefeitura de Jussara, pois, está incompleto, conforme ACÓRDÃO AC n. 08733/2013 - PROCESSO N. : 14445/13 do Tribunal de Contas dos Municípios. Mais uma irregularidade para a UVB verificar.
(Fontes: http://177.107.177.61:8080/transparencia/paginas/editais.jsf?param=2 -http://jussara.go.gov.br/ transparencia/_arquivos/2013061380701_a07406535da011346003297e9ee96e48.pdf http://jussara.go.gov.br /transparencia/_arquivos/2013082181028_645490a8c480c0d2e83bc291bcdad31c.pdf)
O Senhor fala em obra de mais de um milhão de reais para asfaltar as margens da BR 070. São só 14 mil m2 de asfalto. Não custa isso tudo não, verifique a tabela da AGETOP que o Senhor vai ver que o metro quadrado de asfalto com essa metragem não fica em tudo isso. Aliás, obra que sequer terminou, demorando um ano realizando, e ainda a chuva recentemente levou um pedaço dela. O Senhor esquece que está super faturando uma obra que a Prefeitura disse que era menos da metade disso. As pessoas esquecem que foi no meu mandato que foi duplicado a BR e eu não briguei com ninguém para desocupar as suas margens, fiz tudo no diálogo. Não fui arrogante com ninguém, o mesmo ocorreu com os Pit dogs. da Mal. Rondon. Outra coisa, a iluminação da BR e da Mal. Rondon que eu coloquei foi nova, novíssima. Não foi sucata vinda de lugar nenhum.
Eu sei que o Senhor e os da Prefeitura virão pra cima de mim falando que eu sou um despeitado, que perdi a eleição e algumas coisas mais. Não esqueçam que vocês é que tem a obrigação de fazer dessa cidade o que eu fiz quando era Prefeito e faço agora como Deputado, elevar a autoestima de cada cidadão jussarense, orgulhar a cidade, aqui sou conhecido como Dr. Joaquim de Jussara, essa é a primeira referência minha. Vocês agora estão do outro lado e eu como cidadão, como opositor à vocês, além de caber a mim criticá-los e cobrar seus compromissos de campanha, de agora em diante toda vez que destilarem veneno a mim ou qualquer pessoa que prezo virá a resposta e lembre eu sou o passado, vocês é o presente, estão começando, e muito mal.
Vejo nas suas palavras nenhum desabafo e sim um arroto e, rançoso, pena que no final do ano!
Que 2014 além de se elevar os espíritos, que se eleve o nível.
JOAQUIM ALVES DE CASTRO NETO
0AB-GO. 6784
(O presente texto foi publicado a pedido de seu autor, o qual assume inteira responsabilidade por seu conteúdo)
Um comentário:
Por certo estas palavras representam as palavras de muitos cidadão jussarenses. A insatisfação se faz presente até mesmo em uma grande parte daqueles que apoiaram a atual Prefeita. Mudanças!!! Sim, tivemos muitas e o sabor delas esta sendo bastante amargo mas, acredito que mudanças futuras serão ainda maiores e mais impactantes do que as que foram propostas pela atual gestão pública de nossa Jussara querida. Excelentíssimo Sr. Dr Joaquim, tem todo o meu apresso. Feliz 2014!
Postar um comentário